Olá a todos. Venho hoje com muita alegria com minha primeira contribuição ao site da Sociedade Brasileira dos Colecionadores de Chaves. Hoje vou contar um pouco da história e da evolução das chaves automotivas.
Tal como aconteceu com os celulares, que cada vez mais agregam funções além da original, as chaves automotivas no começo tinha a função de serem... chaves! Hoje em dia as chaves além ter a lamina de metal que abre e fecha a porta e da partida(algumas não são aparentes), tem uma enorme variedade de funções , como por exemplo, abrir e fechar capotas e tetos solares, dar partida no motor à distância e até mesmo relatar à assistência técnica as condições de uso do veículo.
Mas vamos às origens das chaves. No começo do século XX, início da história dos automóveis, as chaves dos carros eram simples peças de metal, que tinha a única função de ligar o carro, travar e destravar as portas. Era comum ter uma chave para cada fechadura do veículo, uma para a ignição, uma para as portas, uma para o tanque, uma para o porta luvas e assim por diante. Entre o ínicio do século passado, quando foi inventada a partida elétrica de dentro do veículo, e a década de 80 não houve grandes mudanças no formato e na função das chaves, apenas variações de estilo de cada fabricante.
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Chave Ford T 1926 |
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Chave do Ford T |
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Chaves Fiat da primaira metade do século XX | | | | |
Durante o século XX os maiores fabricantes de chaves eram a Huf, a Ymos e a Neiman, que forneciam para grandes montadoras da Europa e EUA. Dessas, apenas a Huf, fundada em 1908 ainda existe, sendo fornecedora da sistema de controle de acesso automotivos para as prinicpais montadoras do mundo, como Mercedes-Benz, BMW, Porsche, Volkswagen/Audi entre outras. A Huf possui 3500 funcionários no mundo e produz cerca de 100.000 chaves/controles remotos diariamente. Há ainda a Marquardt, que também fornece para montadoras,e foi pioneira no uso do sistema KeylessGo para a Mercedes-Benz. A Neiman e a Ymos foram absorvidas pela Valeo na décade de 80 e 90 respectivamente, deixando de existir. No Brasil, os principais fabricantes de chaves são a Huf, Valeo, Gold, Magneti Marelli e a Brosol, que não já existe.
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Chave Neiman Mercedes-Benz Ponton |
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Chaves Huf Mercedes-Benz Ponton |
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Chave Ymos Mercedes-Benz Ponton |
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A partir da década de 80, as chaves foram ganhando mais recursos de segurança e conforto devido a cada vez mais os veículos trazerem itens como vidros e travas elétricos e alarme antifurto. Em 1984, a Cadillac apresenta o programa Gold Key Delivery System, no qual o comprador de um Cadillac 0km, ganhava na entrega do veículo, dupla inspeção pré-entrega, descrição de todos os equipamentos durante o uso inicial e um jogo de duas chaves de ouro 24 quilates, reforçando a imagem de luxo da marca. O sistema Keyless (destravamento das portas à distância) foi disponibilizado como opcional em vários modelos da American Motors Corporation nos EUA, incluindo o Renault Alliance em 1983, porém como item de série foi utilizado pela primeira vez nos veículo da GM com a plataforma W (Buick Regal, Pontiac Grand Prix e Oldsmobile Cutlass Supreme) em 1989. Com o passar do tempo os controles remotos, ainda separados das chaves foram ganhando mais funções, como abertura do porta-malas e abertura e fechamento de portas deslizantes em minivans. No Brasil, entre o fim da década de 80 e começo da década de 90, as chaves dos veículo ficaram mais requintadas e funcionais com capas para as laminas e luzes de cortesia embutidas, porém ainda sem controles de alarme, que eram acionados ainda girando a chave na fechadura.
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Chaves Cadillac. As 3 últimas são de ouro 24k |
Na década de 90 começaram a aparecer os primeiros sistemas “Advanced Key”(ou hands free), mais precisamente no Chevrolet Corvette 1993 (chamado de Passive Keyless Entry System). Este sistema permite ao motorista abrir o carro sem tirar a chave do bolso, ou nos sistema mais modernos, até dar a partida por meio de um botão no painel. Isso se deve a sensores do veículo reconhecerem a chave, o que permite que o carro se destrave sozinho quando o motorista se aproxima ou que se destrave quando o motorista puxar a maçaneta da porta, dependendo do veículo. No final da década de 90, a Mercedes-Benz teve a primazia de inaugurar o primeiro sistema de partida do motor sem a necessidade da chave no comutador de ignição, sistema chamado de KeylessGo. O veículo que usava este sistema era a Classe S (W221), na qual a chave era no formato de um cartão, semelhante a um cartão de crédito, que podia ser mantido no bolso o tempo todo. Nesta mesma época, no Brasil, era lançado o Volkswagen Golf em 1998, que lançou a chave canivete com controle remoto no país. Na década de 2000, não houve grandes mudanças nas funções das chaves, apenas desenhos diferentes por parte dos fabricantes, como por exemplo chaves cartucho (com lâmina embutida na parte interna da chave), cartão, ou até mesmo miniatura do próprio veículo, caso de Porsche Cayenne e Panamera. Há também as Valet Keys, que permitem acesso somente à partida do veículo e nada mais, para proteção dos pertences deixados no porta luvas e porta malas. Em carros de grande desempenho, a Valet Key também reduz a potência do motor, para evitar voltainhas sem o consentimento do proprietário do veículo. Hoje é muito comum caminhões, como os Scania série 5 V8 ou até mesmo carros de faixas de preço mais baixas com funções como partida por botão, chave canivete e partida remota do motor. Segue abaixo uma lista com o nome que algumas montadoras dão para seu próprio sistema de “Advenced Key”:
Acura: Keyless Access System Cadillac: Adaptive Remote Start & Keyless Access Ford: Intelligent Access with push-button start Jeep Sentry Key Immobiliser System "SKIS" Lexus: SmartAccess System Mazda: Advanced Keyless Entry & Start System Porsche: Porsche Entry & Drive System Subaru: Keyless Smart Entry With Push-Button Start Suzuki: SmartPass Keyless entry & starting system Volkswagen: Keyless Entry & Keyless Start or KESSY Volvo: Personal Car Communicator "PCC" and Keyless Drive or Keyless Drive
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Acionamento do sistema keyless |
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Controle remoto alarme caminhão Scania V8 |
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Chave Mercedes "bico de pato" |
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Chave Range Rover Sport |
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Chave Jaguar XF |
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Chave Porsche Cayenne |
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Chave Alfa Romeo |
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Chave Aston Martin DBS com base em Safira |
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Chave cartucho BMW |
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Chave VW canivete, a primeira a ser lançada no Brasil |
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Chave/cartão Renault Laguna |
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Chave Ferrari F430 |
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Chave Porsche 911 Sport Classic |
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Chave Bentley Continetal GT |
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Chave Mercedes-Benz S65AMG, de minha coleção particular |
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Lâmina Huf |
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Chave Audi S6 e Chave Mercedes S65AMG |
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Chave Lamborghini Gallardo |
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Chave Porsche Panamera |
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Valet key Honda Civic |
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Chave SmartKey Cadillac |
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Cartão KeylessGo Mercedes-Benz W221(S-Klasse) |
É isso aí, essa foi uma breve explicação sobre a história das chaves automotivas, que cada vez mais no encantam por seu desenho e funções. Espero que todos gostem, qualquer dúvida é só entrar em contato no email colecionadoresdechaves@gmail.com . Um abraço!
Boa noite. Bela reportagem. Possuo desde quando era adolescente uma ignição dos antigos Mercedes da década de 30, YMOS, com duas cópias. Gosto de antigos, penso em vendê-las pois para mim não terão utilidade e podem ser úteis à algum colecionador da marca. Sou Americano Holtz- afh641@yahoo.com.br
ResponderExcluirBoa noite. Bela reportagem. Possuo desde quando era adolescente uma ignição dos antigos Mercedes da década de 30, YMOS, com duas cópias. Gosto de antigos, penso em vendê-las pois para mim não terão utilidade e podem ser úteis à algum colecionador da marca. Sou Americano Holtz- afh641@yahoo.com.br
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho de divulgação.
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